Tarte aux Figues (Torta de Figos)

COOK.2012.01_284Ingredientes para a massa

  • 250g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar de confeiteiro
  • 125g de manteiga fria cortada em cubos pequenos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de leite integral

Ingredientes para o creme de confeiteiro

  • 70ml de leite integral
  • 1/3 de gema de ovo
  • 19g de açúcar
  • 7g de farinha de trigo (ou 4g de amido de milho)
  • 1/4 colher (chá) de essência de baunilha

Ingredientes para o cremde de amêndoas

  • 47g de açúcar de confeiteiro
  • 47g de manteiga amolecida
  • 1 ovo
  • 47g de farinha de amêndoas
  •  1/4 colher (chá) de essência de baunilha
  • Uma caixa de figos (pode ser uma mistura de figos frescos com figos secos). No caso dos figos frescos, para dimminuir um pouco a umidade, utilize a clara que sobrou na receita junte com um punhado de açúcar, misture e passe nos figos inteiros. Na hora de utilizar limpe ligeiramente (não passar na água) e corte em 4 na longitudinal. Deixe na mistura de clara com açúcar antes de começar a preparar a massa.

Modo de preparo da massa

  1. Pode ser preparada na mão ou na batedeira. De uma certa altura deixe cair na vasilha a farinha e o açúcar de confeiteiro ou peneire os dois. Com a ponta dos dedos, misture os cubinhos de manteiga frios na farinha, até formar uma espécie de farofa. Acrescente a essência de baunilha (pode ser usado também raspas de uma laranja).
  2. Acrescente o ovo e um pouco de leite (ou água), e misture com as mãos até formar uma bola. A massa deve ficar ligeiramente elástica, e não farinhenta.
  3. Polvilhe um pouco de farinha na massa, amasse a bola para formar um disco com espessura de aproximadamente 2,5 cm. Polvilhe com um pouco mais de farinha, embrulhe em plástico filme e coloque na geladeira por no mínimo 30 minutos.
  4. Unte com óleo a forma grande (25 cm diâmetro) ou formas pequenas com fundo removível.
  5. Polvilhe farinha em superfície limpa e no rolo. Pressione cuidadosamente o disco da massa, virando de vez em quando, até ficar com 0,5 cm de espessura. Enrole delicadamente a massa no rolo e desenrole-a com cuidado sobre o fundo da forma. Verifique se todo o fundo ficou coberto. Tire o excesso de massa com uma faca e fure o fundo com um garfo. Coloque no freezer por 30 minutos. Preaqueça o forno a 180°C.
  6. Pegue um quadrado grande de papel manteiga, amasse-o, e forre com ele até os lados da forma, tomando cuidado para que entre bem nas quinas. Encha até o topo com arroz, feijão ou bolinhas de cerâmica e asse por 10 minutos. Tire o arroz/feijão/bolinhas com cuidado e ponha de colta ao forno e asse por mais 10 minutos. Deve ficar firme com aparência de biscoito. Deixe esfriar.

Modo de preparo do creme de confeiteiro

  1. Em uma panela coloque metade do açúcar e o leite e ferver.
  2. Em uma vasilha, bata as 1/3 gema com o açúcar restante até esbranquecer. Peneire a farinha sobre as gemas batidas e despeje o leite quente sobre a mistura. Mexa bem até ficar homogêneo. Transfira a mistura para a panela limpa.
  3. Cozinhe de 2 a 3 minutos até a ebulição, batendo continuamente.
  4. Acrescente a essência de baunilha (1/4 colher de chá), despeje sobre um tabuleiro e cubra com filme plástico.
  5. Leve à geladeira para esfriar. Bata antes  de utilizar.

Modo de preparo do creme de amêndoas

  1. Em um recipiente, misture o açúcar de confeiteiro e a manteiga amolecida. Acrescente o ovo e misture. Acrescente a farinha de amêndoa e misture. Por último junte a essência de baunilha e misture bem. O creme deve ficar ligeiramente compacto.

Montando a torta

  1. Misture os dois cremes. Esta mistura é conhecida como creme Frangipane. Espalhe uniformemente sobre a massa pré assada e por cima coloque os quartos de figo com a parte interna virada para cima.
  2. Asse em forno a 180°C por 25 minutos, ou até dourar.

Obs1: Se preferir faça a receita inteira dos cremes, pois fica mais fácil de preparar e utilize em outros doces. Receitas inteiras estão disponíveis no Blog – Creme de Confeiteiro; Creme de Amêndoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s